7 Curiosidades e costumes paulistanos

Cidade da garoa, cidade onde as quatro estações aparecem em um só dia, capital da gastronomia, da diversidade, das grandes grifes e outras várias qualidades/características que fazem a fama de São Paulo.

Com o tempo, fomos descobrindo outras peculiaridades dos moradores de Sampa, os costumes paulistanos. Descobrimos naturalmente ou porque somos obrigados a nos adaptar à realidade da maior cidade da América Latina.

Para ilustrar um pouco o que descobrimos neste tempo que estamos em São Paulo, fizemos uma lista de 7 coisas normais em São Paulo, coisas que encontramos diariamente  por aqui, um pouco do costume paulistano.


1 – ESCADA ROLANTE

escada rolante
Foto: http://www.blogdocury.com.br

Quer deixar o paulistano “P” da vida? Então pare no lado esquerdo dos degraus da escada rolante (principalmente no metrô). Você pode ouvir reclamações, “dá licença” meio impacientes​ ou até xingamentos. Há uma explicação para isso: os paulistanos, devido ao ritmo mais acelerado do que em outras partes do país, aos constantes perrengues que vivem no transporte público ou trânsito, acabam acelerando um pouco na hora de andar, então nada como poder ganhar um tempinho na escada rolante, subindo ou descendo os degraus em movimento. É um costume paulistano.

Esta atitude inclusive é incentivada com instruções nas dependências do Metrô. E, se você não quer dar essa acelerada na escada rolante, sem problemas! Bem vindo à turma do lado direito. Dá para dar aquela olhada no Whatsapp!


2 – “MAGINA”

Quando agradecemos alguém por algo, ouvimos o tradicional “de nada” ou “por nada”. É normal. Em outros países também ouvimos respostas no mesmo sentido, claro que em outras palavras, como o “you are welcome”, nos países de língua inglesa, ou o “prego”, na Itália. Em São Paulo o mais comum é escutarmos “magina”. O significado, aparentemente é passar a impressão de “imagina, não precisa agradecer”.


3 – PORTA DO METRÔ

metro

Os avisos não são poucos, mas ainda assim o pessoal que vai entrar no metrô insiste em não esperar os passageiros saírem dos vagões. Fica muito complicado sair do metrô, pois você pode até ser empurrado de volta para dentro. Isto é mais comum, não entendemos o porquê, na estação Jabaquara.


4 – LONGAS DISTÂNCIAS

Ainda falando de distância, nada é perto em SP. São 1521km quadrados, tamanho muito maior que o de alguns países. Então, não ache estranho se o Uber mostrar que o trajeto vai demorar 40 minutos ou mais. São distâncias toleráveis dentro de SP.  Muitas pessoas “viajam” mais de 20km todos os dias para trabalhar. Tudo isso dentro dos limites da capital paulista. Detalhe: só ida.

mapa_bairros_sao_paulo
Imagem: http://pt.saopaulomap360.com

5 – COMÉRCIO NO TREM

comercio trem Gimaine Teodoro focasnaarea.wordpress.com
Foto: Gimaine Teodoro (www.focasnaarea.wordpress.com)

Após um dia de trabalho, tudo o que queremos é voltar para casa sossegados, de preferência. Porém, isso passa longe de quem pega os trens da CPTM (Companhia Paulista de Transporte Metropolitano). Vendedores ambulantes, apesar de proibidos no interior da estações e dos trens, fazem seu trabalho numa boa, gritando pra lá e pra cá, vendendo desde chocolates, amendoins até adaptadores e carregadores para celular. Ah, existe o momento religioso. A pregação corre solta.


6 – FALAR NA RUA

DSC04567

Se você está acostumado com cidades pacatas, menores, onde os moradores se cumprimentam nas ruas aos se encontrarem, onde as pessoas ao menos sorriem umas para as outras mesmo que não se conheçam, esqueça isso ao chegar em São Paulo. Este não é um costume paulistano. Isso pode passar a impressão de que os paulistanos são arrogantes, antipáticos. Não é a verdade. É apenas uma característica.


7 – PAULISTA FECHADA VIRA PRAIA

paulista noite
A Paulista muda de cara aos domingos

Na falta de praia, as atividades que rolam na Avenida Paulista aos domingos caíram no gosto da população e já viraram um costume paulistano. A avenida fica fechada para os carros durante todo o dia, proporcionando livre trânsito aos pedestres, o que leva várias atrações para todo tipo de público. Nestes dias, a principal avenida da Cidade e principal centro econômico do País vira a praia de Sampa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s